Pesquisar neste blogue

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Torta de cenoura


Nunca na vida tinha tentado (ou me tinha passado pela cabeça tentar) fazer uma torta, mas, no último dia de um dos estágios por onde passei recentemente e no qual me propus levar um docinho feito por mim, houve um colega que me "pediu" para fazer torta de cenoura (reminiscências da infância). Foi uma aventura, mas até não correu muito mal. =) Para a receita, baseei-me numa do site da Vaqueiro.

  • 500 g cenouras 
  • 40 g margarina vegetal
  • 1 laranja
  • 150 g açúcar
  • 4 ovos (usei 3)
  • 50 g farinha
  • 1 c. chá fermento em pó 


Raspar as cenouras, cortar aos palitos, cozer bem e triturá-las em puré. Juntar a margarina e a raspa da laranja e envolver. Juntar o açúcar e as gemas, mexendo rápido (para que as últimas não cozam) e muito bem até ficar cremoso.
À parte, bater as claras em castelo e noutra taça misturar a farinha com o fermento.
Com cuidado, juntar as claras e a farinha (alternadamente) ao preparado de cenoura.
Deitar a massa num tabuleiro para tortas (~25 x 35 cm) previamente untado e forrado com papel vegetal, igualmente untado, e cozer em forno pré-aquecido a 220º C durante 15 minutos.
Desenformar para uma folha de papel vegetal (esta é a parte mais complicada) e enrolar.
Depois de fria, regar a torta com o sumo da laranja.

1 comentário:

  1. Hum! Que aspecto delicioso! Até me cresceu água na boca...:)
    Bj Lina

    ResponderEliminar